Porque o Ideb é tão importante?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), instituído em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), projetado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Seu cálculo é feito a partir de duas diretrizes: a taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para as escolas, municípios, estados e o país, realizados a cada dois anos.

O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema.

Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

A importância do Ideb se dá pela análise de quais planos de ação serão necessários para traçar metas, em busca de melhorar o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos nas escolas da rede pública de ensino.

As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

A Solução Acerta Brasil visa mapear os colégios parceiros, em busca de melhorar as escolas no ranqueamento do Ideb; assim, têm-se soluções coerentes com a realidade de cada escola e intervenções necessárias no escopo pedagógico.

Fonte: Ministério da Educação – 2007

Fale conosco para mais detalhes